sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Casaquinho de Bebê - Receita de um Modelo Antigo



Há tempos atrás, veio às minhas mãos, um casaquinho branco muito antigo.

Apesar de já estar quase puído de tanto tempo e uso, dava pra ver a beleza do trabalho, rico em detalhes, que difere de todos que eu já vi e com certeza, sem sombra de dúvidas, é o mais lindo que consegui fazer.
Mas não foi fácil chegar nessa realização, pois pesquisando a origem, foi feito há muito tempo atrás por Dona Carminha, uma senhora muitíssimo habilidosa, de 90 anos de idade.
Nas minhas andanças atrás da receita, descobri o endereço desta senhora e qual não foi minha surpresa quando constatei que ela guardava a mesma na memória, ou seja, não existia nada por escrito a não ser umas anotações de minha amiga Nanci. Não me dei por vencida e através de explicações e dicas da senhora, passei semanas concentrada no desdobramento dessa receita.
Fui fazendo carreira por carreira, anotando tudo até o final do trabalho.
Não foi fácil, ele é feito todo na vertical e não há carreiras repetidas, então foi necessário que a receita ficasse com quase 500 carreiras, mas valeu a pena porque o resultado foi satisfatório e muito bom.Dada a sua extensão, estou revisando toda a receita fazendo um novo casaquinho antes de publicá-la. Clique nas fotos pra visualizar melhor. Um abraço,Regina

Aqui está a receita do casaquinho.Por ser muito extensa, tem que clicar em cima da foto, para poder visualizar.Um abraço.Regina.




40 comentários:

Camila disse...

Oi Regina!!
Que fofura, um verdadeiro mimo.
Beijos e bom fim de semana.

sofia georgileas disse...

Oi Regina..
Amei seu blog,coisas lindíssimas !!!
Gostei muito de um casaquinho,o amarelo com ponto diamante,mas ñ entendi a montagen,será que vc poderia me mandar a receita?
Meu e-mail é georgileas@hotmail.com
Ficarei muito feliz se puder me ajudar,vou ser vovó agora,ai já viu né? rsrs Sem experiencia em trico para bebes,preciso de ajudaaaaa !!! bjos

Vamos tecer disse...

Nossa esse casaquinho a meu ver superou o que eu considerava muito lindo( http://dianaescrochet-paps.blogspot.com/2008/11/chambrita-diana.html),o seu ficou simplesmente maravilhoso.Que bom que vc vai compartilhar a receita e que bom que nao deixou esta receita se perder no tempo.Obrigado pela visita .Cleide

Tânia disse...

Olá, Regina!
Sem sombras de dúvida que é uma belíssima obra de arte. Desde o mimo muito fofo, a cor que é uma delícia, e o trabalho que ficou fantástico! Parabéns por tão grande talento, pois de tricô sei bem pouquinho. O que sinto muito, acho o tricô um trabalho maravilhoso que fico diante deles só babando.

Tânia disse...

Olá, Regina!
Vim te agradecer pela participação com seu comentário em meu blog. Pois é amiga... Ainda há um número grande de pessoas que pensa que o mundo gira em torno delas próprias, somente e ponto. Não é verdade! Há mercado para todos. Eu conheço muita gente que não gosta de artes manuais, por incrível que pareça, e gosta de sair encomendando, comprando.
Outras precisam ganhar algum dinheirinho para ajudar em casa. É assim que eu penso. Sei lá...

Grande beijo pra você.

Artes da Sandra disse...

Uau, ficou lindo demais!!!! Parabéns e vou esperar pela receita. No inverno, eu puxo as agulhas de tricô, risos....

Rosina disse...

Olá Regina,

Que lindo esse casaquinho, vou aguardar a receita.

bjs.
Rosina

LETRICOT disse...

oi Regina,como e bom ver pessoas como vc tao apaixonada por trico, ficou lindo o seu trabalho e da dona Carminha. Parabéns pra ela e pra vc. Um beijão e fiquem com Deus. Le

Ediluzia Almeida disse...

Lindíssimo!
Que barrado maravilhoso! Parabéns pela persistência!
Bjs

Quinha disse...

Olá Regina!
Lindíssimo o casaquinho!Deve ser bem trabalhoso,parabens pela persistência,valeu a pena!
Abraços da Quinha

DANAE disse...

bonito e interesante tu blog,soy tu seguidora ya, te invito a participar de mi blog, papelesaniamdos.blogstop.com, saludos, Danae

ALVES ARTESANATO disse...

Muito lindo este casaquinho´, vou esperar pela receita,que Deus te abençoe.

cecilia disse...

REGINA,"MÃOS DE FADA "
Maravilhoso este casaquinho,você ,como eu,gostamos de desafio.Sou seguidora de seu blog,pois aproveito muito suas receitas.Estarei aguardando esta .Eu não conseguiria escrever esta receita só vendo o casaquinho.Parabéns,com louvor.Fique com Deus,Bj.carinhoso,Cecília

ceciliamcsiva@gmail.com

Natália Arato disse...

Oi mãe, estava falando com a Rosana e chegamos a conclusão de que seria interessante também uma página do seu blog no face, vc não precisa entrar com vc como usuária, mas pode criar uma página de divulgação dos seus trabalhos.
Bjs, mãezinha querida!

Meninas, se vcs também acharam a idéis interessante, vamos incentivar a D. Regina!

Rosana disse...

Estava falando com a Natalia e chegamos a conclusão de que seria interessante também uma página do seu blog no face, vc não precisa entrar com vc como usuária, mas pode criar uma página de divulgação dos seus trabalhos.O que vocês acham meninas?
Eu vou amar!!!! aceita Regina!

Ana Maria disse...

Olá Regina, amei o casaquinho, já estou fazendo, mas..... não consigo visualizar a receita toda poderia enviá-lo no e-mail (anabellato@bol.com.br). Agradeço muito.

beth trico e croche disse...

Que lindo , não tenho esperiencia com trico. então deve ser dificil pra mim, mas vou guardar a receitinha. obrigado.

Diana Shuartz disse...

Ficou lindo mesmo! Você tinha comentado sobre ele outro dia, e sobre essa senhora. Realmente valeu a pena o esforço!

Parabéns.

Rosana disse...

Pra quem acha legal esse blog,em breve a Oficina da Regina estará tbm no Facebook.

Da amiga, Rosana.

Marcia disse...

Regina, parabens! Fiquei de queixo caído com esse casaquinho vintage, se vc me permite renomear a sua obra! Consegui copiar a receita, embora em caracteres muito pequenos, mas vou tentar fazer, acho que posso fazer embora muito lentamente, me apaixonei por esse casaquinho, é uma verdadeira obra de arte, muito obrigada por compartilhar conosco suas receitas e que vc tenha muito mais realizações como essa na vida, que Deus a proteja!

Anônimo disse...

Oi Regina,
adoro fazer casaquinhos de bebê e saio por aí catando todas as receitas q encontro mas,esse é um dos ou o mais bonito..a mistura de pontos,os pequenos detalhes(ponto oito)fazem dele um casaco maravilhoso e a memória da senhorinha..sem comentários.
Obrigado por dividir e a forma q escreveu não tem como não conseguir fazer..vc escreveu com carinho!Já estou fazendo,bjs e obrigado
Andrea Parreira.

Regina M.Arato disse...

Oi Andrea, muito obrigada a você, amiga, com certeza vai ficar um lindo casaquinho, quando você terminar, me mande uma foto dele pronto para eu postar aqui no meu blog.um abraço, Regina

Teresinha disse...

Regina
Que modelo liiiiindo! Adorei!
A técnica é do género dum modelo que eu faço, liso, mas esse aí é uma preciosidade.
Obrigada pela belíssima explicação que, eu sei, dá muuuuuito trabalho!
Beijos da
Teresinha

Rosaluz disse...

Olá Regina. passei aqui no seu blog e vi esse trabalho lindo e sua generosidade em nos apresentar essa receita, é realmente o casaquinho para bebê mais lindo que já vi e guardei a receita. Obrigada bjs

Martha Valle disse...

Regina, eu vim te contar que já fiz esse casaquinho e ficou muito lindo, a receita esta perfeita, é um trabalho de paciencia, mas vale muito a pena.
Quero lhe agradecer por ter me mandado a receita e dizer que gostei tanto que estou fazendo mais um, não costurei o primeiro ainda, mas vou faze-lo, fotografar e lhe mando, para vc ver que valeu a pena me ensinar, hehehe.

Josana disse...

Trabalho sem preço esse que você fez, Regina. O casaquinho realmente valeu o esforço. Você é muito dedicada a arte. Poucos fariam esse esforço.
Parabéns!

Vamos tecer disse...

Regina ,obrigada pela receita.Cleide

Vamos tecer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vamos tecer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sonia disse...

Regina, vc é uma pessoa linda,maravilhosa por compartilhar conosco suas idéias.Estou fazendo o enxoval do meu netinho com suas explicações no youtube,muito obrigada mesmo eu nem fazia idéia de como tecer um sapatinho quanto mais o casaquinho e fiz tudo ficaram lindos,pena que eu não sei como te mostrar pra vc ver ,iria ficar orgulhosa de mim por vc ser uma ótima professora.estou fazendo agora este casaquinho achei lindo e sabe gosto de desafios ,mas gostaria de contar com sua ajuda ,eu não entendi o que é: 3m passar o 1ºp sobre os 2m,seria como o mate duplo? E p/p oito? me explica por favor eu sou iniciante com prática mas não sei tudo de trico.Um forte abraço,mande sua resposta pro meu email por vavor estou no começo ainda só fiz as carreiras dos cordões (sonialorca53@hotmail.com)

Stifany disse...

Regina!!! Obrigada pela receita realmente esse casaquinho é maravilhoso!!! estou fazendo um rosinha e esta uma graça!
Queria te perguntar uma coisinha.. eu nao encontro na receita a parte em que vc levanta os pontos novamente da gola para fazer um passa fita. Vc poderia me ensinar isso??? Obrigada :D se puder me mandar toda a receita com esse detalhe por email te agradeço um montao!!! (stifany@gmail.com)

Amiltis disse...

Oi vim conhecer o seu blog, que me foi indicado pelas amigas do facebook.
Adorei e já estou seguindo.
http://amiltisraquel.blogspot.com.br

Vovó Irella disse...

Olá Regina,

Fiquei encantada com o casaquinho vertical, o que vc diz que é antigo. É lindo, lindo!
Gostaria de saber se é possivel enviar-me a receita por e-mail. tentei copiar, mas infelizmente não sai de forma nítida e meus olhinhos teimam em não ajudar! rsrs
Vc faz por encomenda? Meu e-mail é mariavaleria@gmail.com
Um grande abraço
Valéria

Marina disse...

Oi Regina!
Uma verdadeira obra de arte.
Parabéns por seu empenho, valeu a pena o esforço pois o casaquinho eh muito lindo.
Bjk

arlete disse...

o seu blog está muito bonito...
amei aquele casaquinho de bebe antigo
será que eu vou acertar? vou tentar,né?obrigada pela receita...arlete ribeirão Preto

Anônimo disse...

Olá Regina gostei do casaquinho amarelo de bebê, só que tenho uma dúvida,quando faço a divisão vou comecar a trabalhar o corpo separado das mangas,vejo aquele ponto que foi feito para enfiar a fita.é para fazer 1 laçada; 2 tricot; para formar o buraquinho?vou ficar com mais pontos?seu video está fantástico parabéns por seu talento, sou iniciante,gostaria de fazer o enxoval do meu netinho,bjs.. meu mail é ceu_marques@netmadeira.com

luiza disse...

boa tarde, quando vi o casaquinho "modelo antigo" apaixonei, estou fazendo, só q cheguei na carr 285 e vi q não deu certo será q tem algo diferente q não percebi? por favor me ajude... carreira 287 e 288
obrigada

Anônimo disse...

Boa tarde,Regina.
Estou tentando tricotar o casaquinho modelo antigo mas não consigo entender a abreviatura pad. Só conheço em crochê,o que significa pad no trico?

Pode me ajudar?

Gostaria muito de fazer esse casaquinho para meu netinho.

Obrigada.

Iraci
iracifranciscadacosta@hotmail.com

Raquel disse...

Faço muito artesanato desde 3 anos de idade,gostei muito do casaquinho.Vou fazer,não tenho filhos,mas faço para outros bebezinhos.Gostaria de conhecer amigas principalmente que amem artesanato,nunca ganhei dinheiro com isso acabo doando.

Guilhermina afonseca souza disse...

Olá Regina, lindissimo este casaquinho de bebê, gostaria de fazê-lo, mas não estou conseguinho visualizar a receita e nem aumentar as letras. Em que vc pode me ajudar?Faço casaquinho para doação e gosto de desafios como é este seu. Se puder responder fico desde ja agradecida. Bjus Guilhermina
guilherafonseca@gmail.com