terça-feira, 11 de abril de 2017

Manta Básica Em Trico Para Bebês


Atendendo a pedidos, elaborei esta receita de manta, com o desafio de faze-la o mais simples possível, porem que ficasse um trabalho bonito.
O resultado foi esse. Uma manta simples e ao mesmo tempo sofisticada.
O vídeo e a receita estão logo abaixo. Clique na foto para melhor visualizar.
Espero que gostem. Um abraço e bom trabalho a todos.








Receita da Manta

Material Utilizado:
4 Novelos de 100g cada de Lã Bebê
Agulha numero 6
Opcional: 4 m. de Fita Cetim No.2 ou 3

Legenda:
tr = tricô
ptj = pontos juntos em trico.
laç = laçada

Receita:
Para o quadrado da manta:
Colocar 100 pts na agulha, usando 2 fios juntos(duplo)
Fazer 200 carreiras em pt tr, completando 100 cordões em tricô.

Para fazer o bico:
Colocar 9 pts na agulha.
1ª Carreira - 2 tr, laç, 2 ptj, laç,2 ptj, laç, 2 ptj, laç, 1 tr.
2ª carreira - Avesso só em trico.
3ª Carreira - 2 tr, laç, 2 ptj. laç, 2 ptj, laç, 2 ptj, laç, 2 tr.
4 ª Carreira - Avesso só em trico.
5ª Carreira - 2 tr, laç, 2 ptj, laç, 2 ptj, laç, 2 ptj, laç, 3 tr.
6ª Carreira - Avesso só em trico.
7ª Carreira - 2 tr, laç, 2 ptj, laç, 2 ptj, laç, 2 ptj, laç, 4 tr.
8ª Carreira - Avesso só em trico.
9ª Carreira - 2 tr, laç, 2 ptj, laç, 2 ptj, laç, 2 ptj, laç, 5 tr.
10ª Carreira - Avesso só em trico.
11ª Carreira - 2 tr, laç, 2 ptj, laç, 2 ptj, laç, 2 ptj, laç, 6 tr.
12ª Carreira - Avesso só em trico.
13ª Carreira - 2 tr, laç, 2 ptj, laç, 2 ptj, laç, 2 ptj, laç, 7 tr.
14ª Carreira - Avesso só em trico.
15ª Carreira - arrematar 7 pontos e voltar para a primeira carreira
       nos 9 pontos restantes.
       Seguir desta forma, até completar 48 bicos.

Contornar a tira dos 48 bicos no quadrado da manta e costurar.
Passar a fita.

Veja o vídeo abaixo:





3 comentários:

Lilia R. disse...

Oi
Regina
Gostei muito dessa manta básica!
Gosto da maneira que você ensina, você esta de parabéns!
Obrigada por compartilhar conosco!!
bjs

Liliane disse...

Olá Regina!
Tenho feito vários coletinhos abertos que vc ensinou sempre no mesmo tamanho. Agora preciso fazer para 3 anos e não estou conseguindo. Aumentei os pontos mas a cava fica pequena. Sou ruim para fazer esses calculos. Por favor me ajude. Muito obrigada e um abraço. Liliane

Malyu disse...

Boa tarde Regina. Moro em Vitória E. Santo, ou de origem portuguêsa e aprendi a fazer tricô com 6 anos de idade controlando a lã no pescoço e o dedo médio da mão no meu caso na mão direita. Os anos se passaram e eu deixei o tricô, mas vez em quando fazia , ensinava , mas não tinha tempo pois era advogada, professora,sendo minha vida muito, complicada.Depois de muito tempo à pedido de uma filha fiz um Cachecol e vieram novos pedidos e assim, aqui estou eu, adorando tricotar, e por incrível que pareça, o Tricô tem sido uma válvula de escape para o estresse que tem sido minha vida com muitos problemas de saúde e às vezes solidão! Mas estou bem , é a vida! Leio muito, gosto imensamente de escrever. Gostei muito de ver os seus trabalhos, você tem um Dom, transmitir o que sabe, de um modo simples e objetivo e se faz entender muito bem, e o mais importante, muito tranquila! Parabéns! Gostei imensamente dessa Manta de Tricô, vou tentar fazer e estou muito empolgada para fazê-la para o meu 1º bisneto, fui avó antes do 40 anos e agora meu neto vai ser papai e está no auge da felicidade porque são Gêmeos. Vou fazer a 1ª Manta, e se conseguir fazer linda como a sua , faço outra! Muito Obrigada e Parabéns por sua Didática! Você deve continuar a ensinar,porque tem muitas pessoas que querem aprender e não conseguem entender bem e você sabe tornar isso possível,desse assunto , eu entendo bem! Um grande abraço para você. Maria de Lourdes Ribeiro