terça-feira, 12 de julho de 2016

Blusa Unisex para Adultos em Tricô

Olá amigas e amigos,
Nesta postagem, apresento para vocês, uma blusa para adultos no tamanho  M ou 40/42, muito simples de fazer, conforme a receita e o vídeo mostrados abaixo.
Para melhor visualizar, clicar nas imagens.
Espero que gostem.
Um abraço e bom trabalho a todos.





A receita da blusa:


Usar:
Agulhas 4.5 e 6.0 e lã compatível com a agulha 6,0.
Agulha circular 4.5 para decote.

Costa:
Colocar 77 pontos na agulha 4.5
Fazer 7cm de ponto barra 1x1(1 tricô, 1 meia).
Passar para a agulha 6.0
Tricotar 33cm em ponto meia no direito e trico no avesso.
Totalizando desde o inicio da barra 40cm.
Para o Raglan:
Iniciar a carreira do direito eliminando 3 pontos e seguir em meia até o final da carreira.
Voltar  no avesso eliminando 3 pontos e seguir em tricô.
Depois de eliminar os 3 pontos de cada lado, iniciar carreira raglan no direito do trabalho com 3 meia, 2 pontos juntos em meia, seguir a carreira e nos 5 ultimos pontos da agulha, pegar 2 pontos juntos e terminar com 3 meias.
Voltar em tricô sem diminuições.
Novamente no direito, repetir a carreira que teve a diminuição..
Repetir as  diminuições no direito, voltando com o avesso em tricô sem diminuições, por 22 vezes ou até restarem  27 pontos na agulha.
Arrematar.

Frente:
Fazer como a costa, porem com a diferença de que no  Raglan, deverão ser feitas somente 19 diminuições, restando 33 pontos na agulha.
 Para o decote:
Fazer 7 meia.
Eliminar os 19 pontos centrais e  seguir a carreira nos 7 meia.
Fica assim:
7 pontos, 19 eliminados e 7 pontos.
Avesso sempre em tricô sem diminuir
No direito do trabalho, eliminar 1 ponto , depois dos 3 meias.
Repetir até ficar 1 ponto na agulha.
Fazer o outro lado igual.

A manga:
Colocar 35 pontos na agulha 4.5
Fazer 7 cm em ponto barra.
Passar para a agulha 6.0
Fazer 6 carreiras em ponto meia no direito e tricô no avesso.
A partir daí, aumentar 1 ponto de cada lado, a cada 6 carreiras por 12 vezes, obtendo 59 pontos na agulha.
Fazer o Raglan igual as partes da frente e costa, com a diferença de que ao invés de ser em 3 pontos meia, serão 2 pontos meia no inicio e no fim.
Fazer as diminuições 22 vezes até restarem 9 pontos na agulha.
Arrematar.

Costuras:
Costurar as partes do Raglan.
Levantar 80 pontos com a agulha circular para fazer o decote.
Fazer 2,5cm em ponto barra.
Arrematar seguindo os pontos como se apresentam.

Obs:
 Se fizer  a gola do decote com agulha reta, deixar uma das partes de trás sem costurar.
Levantar os 80 pontos na agulha 4.5
Fazer 2,5cm de barra.
Fazer o arremate como os pontos se apresentam.
Costurar esta ultima parte.

Passar lastex nos punhos e na gola.

Vejam o vídeo abaixo:



9 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Obrigada, Regina, por mais uma receita fantástica. Vou fazer.
Beijinhos

Cleuza disse...

Feliz por ter te encontrado,tirou minhas dúvidas com blusa Raglã e agulha circular,muito agradecida,Obrigado Regina!

tatiana castro disse...

Bom dia posso fazer essa blusa toda com agulha circular. ... aprendo muito com você. Obrigada

Amelia gonçalves disse...

lindo trabalho e de fácil entendimento abençoada seja !!! quanto de lã devo comprar e pontos devo colocar para um nº 40, sou novata e só agora devido a net youtube estou aprendendo com artesãs como vc.NAMASTE

Cris disse...

Olá Regina!
Linda blusa, adorei!
Obrigada por compartilhar!

Regina M.Arato disse...

Oi Amélia, nessa blusa usei 4 novelos de 100 gramas, pra calcular veja no youtube o meu vídeo de como calcular pontos no tricô, vai te ajudar bastante, um abraço.

Aline Grespan disse...

Olá Regina! Gostei muito da maneira como vc explica!
Poderia me tirar uma dúvida?! Quero fazer uma blusa como essa para minha filha de 2 anos, como sei a quanntida de pontos fazer para as diminuiçoes no raglan?

mich disse...

OI Regina por favor me pode ajudar no tamanho, eu vi que vc fez no tamanho M, 40 44 se caso quero fazer 48 quantos pontos devo aumentar e quantos novelos devo usar? agradeco desde jà, estou iniciando e estou sem base ainda.grazie cara.

Unknown disse...

Gostaria de saber como deve aumentar pra fazer maior
pois eu fiz e ficou pequena.