sexta-feira, 4 de março de 2016

Casaquinho em tricô feito na vertical

Olá Pessoal, finalmente consegui simplificar ao máximo um casaquinho de modelo bem antigo.
Qualquer pessoa apenas sabendo fazer tricô básico consegue fazê-lo.
Feito só em ponto tricô, começa e termina no sentido vertical.
No final do trabalho ele está praticamente pronto bastando fazer os acabamentos do decote.
Espero que vocês gostem.Bom trabalho a todos e um abraço,
Regina.

Obs: Clicar nas imagens para melhor visualização.

Casaquinho na forma básica sem enfeites.

Modelo na versão feminina com detalhes em rosa.

Modelo um pouco maior feito com lã bebê e agulha 3,5 usando a mesma receita.

Receita

Material: Linha Anne e Agulha 2,5

Colocar 60 pontos na agulha.
Fazer 8 carreiras em tricô.(4 cordões)

Trabalhar agora em carreiras encurtadas:
Fazer 46 pontos
 Voltar 46 pontos
Fazer 60 pontos
Voltar 60 pontos
Trabalhar deste modo por 72 carreiras, completando 40 cordões desde o inicio do trabalho.

Para a manga:
Começando do decote  fazer 20 pontos, reservando os 40 pontos restantes num alfinete auxiliar.
Acrescentar mais 34 pontos depois nos 20 pontos que ficaram na agulha.
Trabalhar em carreiras encurtadas da seguinte forma:
Fazer 54 pontos
Voltar 54 pontos
Fazer 40 pontos
Voltar 40 pontos
Fazer desta forma até completar 86 carreiras. ( 43 cordões)
Arrematar os 34 pontos da manga.
Continuar nos 20 pontos restantes.
Voltar nos 20 pontos, retornando os pontos que ficaram do alfinete auxiliar.

Para a costa:
Carreiras encurtadas:
Fazer 60 pontos
Voltar 60 pontos
Fazer 46 pontos
Voltar 46 pontos
Fazer deste modo por 160 carreiras. ( 80 cordões)

Para fazer a segunda manga:
Repetir o procedimento feito na primeira manga
Retornar os pontos reservados no alfinete e fazer a ultima parte da frente do casaquinho.

Carreiras encurtadas:
Fazer  60 pontos,
Voltar 60 pontos
Fazer 46 pontos
Voltar 46 pontos.
Seguir  assim por 72 carreiras.( 36 cordões)
Fazer mais 4 carreiras em tricô em toda carreira, depois começando do decote fazer as casas:
 8  tricô, 2 pontos juntos, 1 laçada, 8 tricô, 2 pontos juntos, 1 laçada............até completar 5 casas.
Fazer mais 2  carreiras  e arrematar.
Pegar os pontos do começo da pala(mais ou menos 128 pontos) e reduzir para a metade, fazendo 2 tricôs  juntos na  carreira toda.
Fazer  4 carreiras.
Fazer uma casa na direção das outras, da seguinte forma:
Nos 4  pontos finais da carreira:
Pegar 2  juntos, 1 laçada e 2 tricô.
Fazer 2 carreiras e arrematar.
Pegar os pontos para o punho da manga. ( mais ou menos 44 pontos)
Reduzir pela metade pegando 2 pontos  juntos.
Fazer 8  carreiras(4 cordões) e arrematar.

Costurar as mangas e pregar os botões.

Veja o vídeo abaixo:

26 comentários:

  1. É um modelo muito antigo que eu também já fiz e mostrei no meu blog.
    Estes seus estão lindos! Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que lindinho! Obrigada, minha querida professora! Tenho aprendido imenso com suas aulas.
    Beijinhos da Nina

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!! Eu sou a Sarah e estou montando um site de indicações. Gostaria de ganhar sua permissão para indicar suas receitas juntamente com o link do seu blog. Meu contato é por e-mail: sarahzm.work@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Regina, se eu usar lã para bebê e ags 3 ou 3.5
    O casaquinho servirá num recém-nascido ?
    Grata

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelos lindos trabalhos!!!
    Este tamanho veste recém-nascido?

    ResponderExcluir
  6. Oi, bom dia!! Achei lindo seu trabalho! Tenho uma bebê de 10 meses e estou me aventurando no tricô! Gostaria de saber pra qual idade (meses) esse casaquinho serve? Desde já agradeço.😊

    ResponderExcluir
  7. Oi Kmilinha, esse casaquinho serve até uns 6 meses, mas você pode fazer com lã e agulha mais grossa seguindo a mesma receita que vai ficar do tamanho que você quer para o seu bebê, um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Regina, tudo bem? Fiz o casaquinho na vertical com agulha 4,5 e não sei porque mas a pala ficou muito larga, porque será?

    ResponderExcluir
  9. Oi Regina,
    Adorei fazer o casaquinho na vertical.Fiz com agulhas 3,5.
    Faço tricô há muitos anos,mas nunca havia feito um casaquinho assim, a gente está sempre aprendendo!
    Tuas explicações são ótimas, teu trabalho é especial.
    Sigas assim.
    Um abraço,
    Gilda

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso!!!Obrigada por compartilhar..

    ResponderExcluir
  11. Cara Regina,

    ha muitos anos aprendi os pontos básicos do tricô e nunca mais tinha me aventurado no assunto. Com a chegada da primeira sobrinha há um ano, resolvi arriscar e fiquei satisfeita com o casaquinho que fiz. Não ficou idêntico ao seu porque usei dois fios de lã e agulha mais grossa para aumentar o tamanho, mas gostei do resultado e quero continuar com outras receitas. Gostei muito das suas explicações claras e dos vídeos objetivos, ainda com o adicional de tricotar com a esquerda, como eu. Obrigada pela iniciativa de ajudar outras pessoas a desenvolver essa habilidade "terapêutica"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, desculpe a demora, mas muito obrigada pelas palavras, um abraço.

      Excluir
  12. Regina bom dia!Por gentileza vc poderia me passar a receita desse biquinho de crochê que vc fez no casaquinho,pq ficou lindinho.Aprendo muito com vc e através de vc que fiz o meu primeiro casaquinho para doação.Já foram ttos feitos.Que Deus abençoe suas mãozinhas.Obrigada por nos ajudar a aprender cada dia mais.Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  13. bom dia vou fazer o casaquinho paraa recem nascido que vai nascer em fevereiro posso trabalhar com um fio de lã super bebe e qual a agulha que uso obrigada Sônia

    ResponderExcluir
  14. é a Sônia esse casaquinhovai ser usado na saida da maternidade

    ResponderExcluir
  15. Olá Regina,tudo bem?
    Amei o casaquinho.Gostaria de tecer trança na palinha na vertical.como faço ? Obrigada Que Deus abençoe..

    ResponderExcluir
  16. Peço ajuda para fazer casaco.15 meses.obrigada

    ResponderExcluir
  17. Regina, fiz o casaquinho seguindo suas instruções e ficou perfeito! Obrigada por compartilhar e parabéns por ensinar os detalhes e de forma tão didática!

    ResponderExcluir
  18. boa tarde Regina, seus trabalhos são maravilhosos, vc é perfeita no ensinamento. Regina, eu fiz o casaquinho na vertical, agora preciso fazer um para uma criança de 3 anos, tem como adaptar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Martha, tente fazer usando agulha e lã mais grossa, pode ser lã bebê com 2 fios juntos e vá medindo pra fazer do tamanho que você quer, um abraço e bom trabalho.