terça-feira, 23 de outubro de 2012

Colete aberto em tricô para bebê


Elaborei este coletinho bem simples e fácil de fazer principalmente para as amigas principiantes.
Ele é todo feito em uma peça só com ponto meia e cordões em tricô.
Apesar de simples, fica muito bonito  e quentinho, pois fiz com lã mais grossa.
Pode ser feito na versão feminina mudando a cor e colocando acessórios.
Por ser um modelinho versátil, dá para ser feito em vários tamanhos colocando mais pontos e aumentando no comprimento, quanto as diminuições da cava, pode ser a mesma dessa receita alterando proporcionalmente se for necessário, clique na foto para melhor visualização e siga no vídeo o modo de fazer.Um abraço, Regina.



RECEITA DO COLETE

Tamanho de 6 meses a 1 ano
Usei a mollet e agulha 4,5 (pode ser outra lã de espessura mais grossa como a família, nina, mollet,ou usar 2 fios de lã bebê juntos)
Colocar 96 pontos
Fazer 4 cordões em tricô
Depois continuar: 5 pontos de borda, 86 meia, 5 pontos de borda
avesso: tricô (todas as carreiras do avesso do colete em tricô)
Trabalhar 45 carreiras em ponto meia(fazendo nas bordas só cordões em tricô) Fazer 5 casas para o botão de um lado da borda(1ª casa depois de 6 cordões, as outras a cada 4 cordões de tricô) ver no vídeo como se faz.
Para a formar a cava e a divisão da frente e costa:
5 tricô - 12 meia - 16 tricô - 30 meia - 16 tricô - 12 meia - 5 tricô
trabalhar 2 carreiras com essa sequência de pontos.
Seguir o trabalho fazendo: 5 tricô - 12 meia - 4 tricô - arrematar 8 pontos - 4 tricô - 30 meia - 4 tricô - arrematar 8 pontos - 4 tricô - 12 meia - 5 tricô. 
separar 2 partes em alfinete auxiliar e trabalhar as partes separadamente.
1ª frente: 5 tricô - 12 meia - 4 tricô
Ir diminuindo 1 ponto depois do 5º ponto da borda do decote em todas as carreiras no avesso até sobrar 9 pontos na agulha(ver no vídeo como se faz)
Trabalhar esses 9 pontos 3 cordões de tricô e arrematar.
Trabalhar a outra parte da frente do mesmo modo da 1ª.
costa: 4 tricô - 30 meia - 4 tricô
trabalhar até contar 16 cordões que formam na cava.
Trabalhar 3 cordões em tricô na carreira toda e arrematar.
Costurar o ombro pregando 2 botões ou só costurar sem colocar botões.
Pregar os botões para as casas.



           




25 comentários:

Cláudia Vieira disse...

Que lindo! Gosto das peças simples. Geralmente combinam com tudo não é mesmo? Quando acabar os que já comecei vou fazer sua receita e volto pra lhe contar o resultado. Um beijo e obrigada pela receita.

Sandrinha disse...

Olá Regina! Adorei o coletinho!!!muito bem explicado...vou tentar fazer, pois não sei fazer diminuições e agora vou aprender...

Bjs

Sandra

Cristina disse...

Olá Regina!

Mais um maravilhoso vídeo!!
Adoro suas explicações!!
Vou fazer!
Muito obrigada por sua generosidade!
Beijo e fique com Deus!

Rosina disse...

Olá Regina,

Suas aulinhas me ajudam muito, grata por ensinar.

bjs.
Rosina

LETRICOT disse...

Oi Regina, ficou lindo,obrigada pela partilha.

Marcia disse...

Regina, parabens! Esse coletinho é uma graça, obrigada por compartilhar!

ELENA disse...

Uma gracinha!

Nadir Reis disse...

Nossa Regina eu ameii, sou apaixonada pelo teu blog.
Vc nos ensina coisas fáceis de ser feita, isso nos dá um prazer imenso em tricotar. Vou fazer com certeza esse coletinho. Obrigada por compartilhar essas maravilhas !!!
beijos e um final de semana maravilhoso pra vc e família !!!

Regina disse...

Oi, gostei da ideia de colocar os botoes no ombro ficou bem bonitinho. Quando fiz colquei nas laterais como na receita original e depois preferi fechar as laterais e coloquei só na frente. Este modelo é bom pq dá pra gente ir variando, né? Bjss

Regina M.Arato disse...

Oi regina, é verdade, esse modelinho é bem versátil, dá pra fazer de várias formas, inclusive no modelo original ele é feito de um modo diferente, aí resolvi simplificar para as amigas iniciantes colocando todos os pontos e dividindo na altura da cava facilitando mais ainda o trabalho que já era fácil, mas o efeito acabou ficando bem parecido com o seu que é lindo abotoado só na frente.um abraço,Regina.

rosana disse...

uhh...vou fazer... ficou lindo amiga...OLa,tudo bem??
"Lembre-se a fé em Cristo pode transformar pessoas comuns em heróis extraordinários."
Creia mesmo que tudo diga "NÃO", DEUS vai te fazer vencer.
saiba que o medo afasta sua fé...não desista lute sempre!!
bjinhos fik com Deus

rosana disse...

ah amiga linda..te adorooo.gosto muito do seu jeito de xplica...eu ja fiz o casaquinho,o saptinho e agora vou fazer o coletinho..aprendi td com vc..vc tem as mãos de anjo...bjs se cuida..te adolooo

Nadir Reis disse...

Regina, deixei comentários lá no vídeo.. mas vim deixar aqui tbm, ameii o coletinho aberto, e já fiz o meu, não tinha lã própria, mas a ansiedade era tta, que fiz com a que tinha no momento, e msm assim ficou lindo maravilhoso.. fácil e rápido de se fazer ameii, eu agradeço a DEUS pela tua Vida, pois nos ensina sem ganhar nada com isso, que DEUS te abençoe sempre com toda sorte de bençãos que vc merece !!! beijos e um início de semana abençoado !!! vou colocar no meu blog, ainda sem botão mas estou louca pra mostrar rsrsrs
http://re-aprendendotricroche.blogspot.com.br/ beijos e mais uma vez obrigada

Anônimo disse...

Maria de Lourdes,
Regina, Feliz Ano Novo, amei os seus trabalhos, ainda não conhecia o seu blog. Gostaria de lhe mandar um coletinho que encontrei na net, mas esqueci onde foi e conversar com você sobre ele. Como devo fazer? Como posso lhe enviar a cópia que fiz do coletinho. É lindo.

patricia disse...

olá regina,estou a começar no trico e adorava aprender a fazer uma camisola,casaco ou até um coletinho,com este video vai ser facil aprender. obrigada por nos ensinar tão bem. beijinhos

Neyre disse...

parabéns, sempre sucesso !

Anônimo disse...

Gostei muito da calcinha e gostava que me ensinasse a fazer um casaquinho em tricot mas que seja de trespasse, para bébé.
Obrigada

Susana disse...

Oi Regina
Adorei esse coletinho.Gostaria de fazer um menor,qtos pontos devo colocar? E como vou saber qtos pontos p as diminuições. Desculpe, mas é meu 1º casaquinho em tricô, sou leiga no assunto então não sei como calcular. por exemplo, se coloco 80 pontos na agulha, Como sei qtos pontos terei q diminuir?

Carla disse...

Oi Regina adorei seu coletinho, preciso fazer no tamanho 3... como faço para saber o numero de pontos?

carmen disse...

Fiz o seu colete e ficou otimo, obrigada pela receita

valdejane santos disse...

Poxa vida Regina, estou encantada contigo e comigo mesmo...........consegui fazer este colete seguindo seu passo a passo,Parabéns!

Tania Mara disse...

Olá,vim deixar meu carinho e também te convidar para participar do Concurso da Coats Corrente. Basta enviar um foto de uma peça feita com qualquer fio da Coats Corrente ou Cisne,para concorrer a uma bolsa de produtos. Te aguardo,bjinhos arteiros.
Tania Mara
http://www.fuxikitosecia.com.br/2013/06/2-concurso-coats-corrente.html

Anônimo disse...

Regina !Tenho muita vontade de fazer roupinha de bebê como trabalho voluntário - moro em Porto Alegre - amo tricô - mas só sei o básico. Eu gostaria de fazer calcinhas e perna comprida, sem o pé. Mas não tenho idéia de como se faz os aumentos. Não sei se começo pelas pernas. Enfim: será que você podia me ajudar? Eu morei e formei em Curitiba, eu morava no alto da rua XV na rua José de Alencar. O meu e-mail é mendesgmendes@yahoo.com.br se você puder me ajudar, enviando-me um passo a passo e o que é e como se faz aumentos eu ficaria muito feliz um grande abraço para você

Manela Cunha disse...

Olá Regina,

Hoje descobri o seu blog, pois andava à procura de um colete para um bebe de 1 ano.

Bem, o seu blog é fantástico e você tem trabalhos lindíssimos.

Parabéns e vou me tornar sua seguidora.

Quando tiver oportunidade dê um visitinha no meu.

Beijinhos.

Daniele Cristina Rodrigues da Silva disse...

oi adorei este modelo de colete aberto.Teria como fazer um tamanho de uma criança de 5 anos?Por favor me passe a receita desde já te agradeço.